Atendimento Psicoterápico para Adultos e Idosos

Na fase adulta,  a Terapia Cognitivo-comportamental é indicada em momentos da vida que, de uma forma ou outra,  haja alguma interferência que afete diretamente a capacidade dos indivíduos de desenvolver atividades diárias ou de interagir socialmente com confiança e bem-estar. 

Devido às suas estruturas cognitivas e subjetividades, alguns indivíduos percebem-se incapazes de enfrentar determinados aspectos da vida. Relações afetivas e relações de trabalho demonstram-se complicadas, assim como a capacidade de decidir e fazer escolhas é comprometida. Além disso, o estresse vivido de forma crônica com manifestações psicossomáticas, se não tratado, dificulta o curso da própria vida e das pessoas do convívio, devido ao estado de intenso sofrimento psíquico e desordem psicológica. 


A Terapia Cognitivo-comportamental é indicada para:

a) Orientar a resolução de problemas;

b) Promover a reestruturação cognitiva e desenvolver as emoções, a fim de intervir nos esquemas cognitivos e emocionais que estavam sendo construídos a partir da interação do paciente com a família e demais ambientes em que estava inserido; 

c) Prevenção à recaída. 

Em todos os casos, o principal desafio está em aplicar os achados da prática clínica sem menosprezar a dimensão da subjetividade  de cada indivíduo, considerando o contexto no qual a ciência e a arte do encontro humano possibilitam a vivência necessária para gerar os resultados favoráveis em psicoterapia. 


Agendar consulta