
Atendimento Psicoterápico para Crianças e Adolescentes
Frequentemente, a busca pelo atendimento psicológico infantil é resultado de um aconselhamento escolar ou de adultos que notaram conflitos e alterações emocionais e comportamentais na convivência diária.
Por isso, o primeiro atendimento é direcionado aos pais ou ao adulto juntamente com a criança/adolescente. Por meio de uma entrevista, interação clinica compreende-se a demanda e as necessidades de todos os envolvidos e, a partir dessa primeira análise, é iniciada a formulação do caso.
Depois, ocorre a sessão terapêutica com a criança sozinha. Em alguns casos, os pais ficam presentes para haver o firmamento da aliança terapêutica e o conhecimento dos pais acerca do ambiente e das formas de trabalho que serão realizadas.
As sessões seguintes objetivam compreender o papel dos fatores cognitivos e emocionais envolvidos no problema, por meio de protocolos científicos e adaptações sensíveis ao caso. Depois, desenvolve-se o trabalho terapêutico que ajuda a criança a desenvolver habilidades que lhe são necessárias para o seu desenvolvimento infantil. Isso ocorre por meio da psicoeducação das emoções e do treino de habilidades cognitivas que visam ampliar o entendimento e a compreensão do seu funcionamento, além de contribuir para o desenvolvimento de comportamentos que a fazem ficar bem consigo mesma e com o mundo ao seu redor.