
O que é Neuropsicologia?
A Neuropsicologia é uma especialidade da psicologia titulada pelo Conselho Federal de Psicologia. Nesta especialidade, desenvolvem-se práticas e estudos dos problemas relacionados ao sistema nervoso, ao funcionamento cognitivo e aos reflexos nos comportamentos que influenciam a autonomia dos indivíduos.
Quando são detectadas alterações no funcionamento cognitivo, intelectual e emocional que modificam os mecanismos adaptativos, é fundamental a ajuda profissional de um neuropsicólogo. Este tem a função de informar, acompanhar, avaliar e realizar procedimentos de estímulo, com o objetivo de potencializar novas respostas diante da demanda identificada.
Mas como funciona o atendimento em Neuropsicologia Clínica?
Como funciona o atendimento em Neuropsicologia Clínica
Frequentemente, o atendimento neuropsicológico ocorre a partir do encaminhamento médico ou de outros profissionais da saúde e da educação. Este direcionamento ocorre quando o profissional identifica algum prejuízo ou comprometimento no funcionamento cognitivo da pessoa atendida, e necessita de uma investigação ampliada para compreender melhor o caso.
Assim, a avaliação neuropsicológica torna-se necessária e é indicada para:
Identificar uma desorganização neurológica derivada de traumatismo crânioencefálico, acidente vascular cerebral, lesões por quadros de insuficiência respiratória, quadros precoces de demência ou estágios avançados para procedimentos cirúrgicos;
Organizar o diagnóstico diferencial e contribuir com achados baseados em exames neuropsicológicos relacionados a síndromes neurológicas e psicológicas;
Realizar acompanhamento voltado ao monitoramento de evolução das desordens neurológicas e/ou recuperação cognitiva e funcional das atividades da vida diária;
Investigar queixas de pessoas que vivem comprometimentos laborais e redução de habilidades;
Avaliar funções cognitivas a fim de compreender queixas e realizar encaminhamentos;
Realizar trabalhos multidisciplinares para auxiliar na reabilitação de funções ou desenvolvimento de novas habilidades cognitivas;
Avaliar processos de desenvolvimento infantil a fim de identificar áreas preservadas e áreas comprometidas para o desenvolvimento de trabalhos junto à escola e aos profissionais envolvidos no desenvolvimento cognitivo da criança;
Promover ações que auxiliem na inclusão de crianças com necessidades especiais, tendo como base o desenvolvimento de potencialidades adaptadas às necessidades individuais;
Orientar familiares para a compreensão e adaptação, além de auxiliar pacientes que estão em tratamento neurológico;
Responder às demandas acerca da aptidão e da capacidade de desenvolver atividades laborais, do cotidiano, ou relacionadas à autonomia.
Realização da Avaliação Neuropsicológica
A Avaliação Neuropsicológica começa com um processo de coleta de dados iniciais por meio de entrevista, leitura de exames e relatórios. Com isso, é possível compreender o procedimento ideal, bem como definir o protocolo de avaliação neuropsicológica, fundamentado cientificamente, a partir do qual aprofunda-se a investigação do funcionamento cognitivo, de acordo com o problema identificado.
Neste protocolo são empregados testes, escalas e baterias, padronizados e validados pela comunidade científica e de acesso restrito aos psicólogos. Os dados obtidos são analisados estatisticamente e comparados em relação às tabelas normativas e à própria pessoa. Desta forma, é possível obter dados quantitativos que se tornam aliados da observação clínica e de outros processos.
Este conjunto de avaliações resulta na elaboração do relatório do perfil neuropsicológico, de modo a complementar o tratamento e balizar os resultados das intervenções e dos acompanhamentos realizados.
É importante destacar que os resultados da avaliação fornecem dados sugestivos para alterações cognitivas, psicológicas e neurológicas, como a verificação de comprometimentos ou preservação de áreas cerebrais, além de orientar a elaboração de plano de tratamento e dirigir o acompanhamento multidisciplinar.
Por este motivo, o tempo necessário para a realização da avaliação neuropsicológica é definido individualmente, após a correta identificação da demanda e da definição dos procedimentos.
Referência:
Miotto, Eliane Correa. Neuropsicologia Clínica / Eliane Miotto, Mara Cristina Souza de Lúcia, Milberto Scaff. - 2.ed.- Rio de Janeiro:Roca,2017.
Para mais informações, agende sua consulta no botão abaixo.